quarta-feira, 13 de maio de 2015

O que é Telha Sanduíche?

Atualmente, uma das preocupações na hora de construir um imóvel, seja ele para uso residencial ou comercial, é se ele será agradável no que se diz respeito ao conforto térmico e acústico. Entre os diversos fatores que influenciam esses ponto, a escolha do material utilizado no telhado tem grande importância.

As telhas sanduíche ou telhas termoacústicas são um tipo de cobertura  ideais para projetos que exigem isolamento térmico e acústico, e ainda minimizam gastos com energia, refrigeração e controle de emissões sonoras externas em processos produtivos, além de promover ambientes com condições mais agradáveis. trata-se de um material pré-fabricado, portando é entregue pronto para ser utilizado. 

Casa construída com telhado sanduíche (revestimento em isopor)
Elas são constituídas por duas telhas trapezoidais (suas ondas tem formato de trapézios) com um revestimento em seu interior (telha+revestimento+telha) que pode ser de poliestireno (isopor) ou poliuretano.

Poliuretano (PU)

O poliuretano é uma espuma rígida que não amolece com a temperatura. É um material que tem uma ótima aderência ao aço galvanizado da telha. Ele não absorve umidade e não degrada com o tempo. É feito sob medida, conforme projeto executado anteriormente.

Possui uma sensível redução dos ruídos sonoros e é um ótimo isolante térmico.
Entre suas principais vantagens podemos destacar que o PU não é venenoso, não propaga o fogo, e não murcha, sendo assim se torna mais viável já que ele é mais resistente aos outros materiais.
O poliuretano é aplicado entre as telhas ainda na sua forma líquida, e vai enrijecer aderindo-se à forma da telha.

Poliestireno (Isopor)

É utilizada quando se deseja uma telha com bom desempenho termo-acústico a um menor custo, comparado às telhas com isolamento de poliuretano, além de serem leves  e não sobrecarregarem a estrutura da edificação

O EPS é colocado entre as duas telhas, formando um conjunto de grande rigidez. Proporcionando assim, uma telha com boa resistência térmica e boa redução do ruído externo. 




A escolha do tipo de telha deve ser realizada com cautela. É necessário avaliar quais são as necessidades da edificação, e também colocar as opções no orçamento da obra e assim ver qual é o melhor custo benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário